26.3.08

è finito!

sim, é verdade! acabou. custou mas acabou. a longa e aparentemente inacabável construção acabou! já tenho espaço próprio. espaço onde posso ser eu mesmo, espaço onde trabalhar (ou não). engraçado. espaço próprio.... as palavras conseguem dizer mais do que nos pensamos. espaço com propósito, com um fim, um objectivo. é próprio! é meu! é o meu espaço, se é que podemos reclamar o espaço. o espaço nunca é só nosso, por muito que queiramos. acaba sempre por ser violado por okupas. mas isso agora nao importa, o que importa é que eu me sinto bem aqui. sinto-me protegido, adequado, sinto pertença! estou rodeado de mim, e eu sou vivido por mim.
eu sou o espaço e o espaço sou eu!

24.3.08

what does it take?


será que é mesmo assim? seremos mesmo produtos do fado? será que temos de ser peças de linha de montagem, sem haver qualquer tipo de rota alternativa? isto assusta-me! isto deixa-me completamente petrificado. o simples facto de o pensar já me esgaça a pele! seremos nós condenados a uma prisão abstracta, que nos impede de livre arbítrio, que não nos deixa decidir o curso da nossa vida? ou se nos deixa é uma permissão falsa e hipócrita, que apenas nos conduz a um acontecimento premeditado. se isto for verdade, então isso quer dizer que a definição de tempo (passado, presente, futuro) não existe, quer dizer que vivemos numa espécie de praxinoscópio (aparelho primitivo que permitia a animação de imagens). mas, desta feita, não um circulo, mas uma linha infinita onde todas as nossas acções ja foram desenhadas, onde a luz que projecta é o espaço onde o presente tem lugar, onde as nossas vidas são reflectidas em conjunto de forma a criar um filme de duração intemporal. haverá refugio a este "neverending" carrossel? poderemos desviar-mo-nos do caminho, do destino que nos aguarda? espero que sim, anseio que sim!

23.3.08

arquitectura no feminino





é com grande orgulho que vos venho dizer que os portugueses têm ganho, cada vez mais, grande notoriedade lá fora! desta vez foi uma dupla de estudantes portuguesas a frequentar a faculdade de arquitectura da universidade de lausanne (cidade suíça). foram incumbidas de realizar um projecto em 7 dias, como se tratasse de um concurso. após vários dias de trabalho a recompensa surge! o elogio de um arquitecto de carreira reconhecida internacionalmente, harry gugger, sócio dos mediáticos herzog&de meuron. segundo a avaliação deste professor, se o trabalho fosse um concurso na realidade, "as nossas meninas" teriam ganho, pois apesar do bom projecto, a apresentação foi de grande qualidade. bom, é caso para dizer que as nossas conterrâneas marta e isabel estão de parabéns. podem encontrar mais pormenores no maravilhoso blog da menina marta, e diga-se que é um blog de extrema qualidade, onde se podem encontrar experiências de vida e a abordagem de vários assuntos relacionados com arte, tudo contado numa escrita jovem e apaixonada.

pessoalmente estes acontecimentos são de grande alegria, enchem-me de esperança para o futuro. não é que me queira armar em profeta, mas um sentimento de profunda expectativa invade-me, como se algo grande estivesse pronto a explodir. uma bomba relógio cultural.e acho que não sou o único a senti-lo. tenho fé que se avizinha o 5º império!

11.3.08

Escher vs. Lego!


pois é! o mítico brinquedo das nossas infâncias não é apenas um jogo, é um instrumento que pode tornar utopias em realidade. o acto de sobrepor blocos torna-se num gesto involuntário de
realização própria, a vontade de construir mostra o nosso instinto de mudar o que nos rodeia, esforçamo-nos por tornar o local mais bonito mais agradável, mais ao nosso gosto. mudar alterar, manipular, transformar, a essência do ser humano.

2.3.08

we cause scenes!!!

este é o lema de uma organização chamada improve everywhere. criada por charlie todd, tem como objectivo fazer intervenções de grande escala envolvendo dezenas e ate centenas de pessoas que se voluntariam para estes actos, actos esses sempre feitos em locais públicos. ja executaram 70 missões diferentes, que vão desde manifs a porta de restaurantes fast food, a fazerem 200 pessoas se tornarem estátuas no meio de da estação grand central em nova iorque. portanto podemos dizer que esta organização proporciona momentos de grande expectativa a toda a população que esta envolvida nos projectos e a quem apenas se destina a observar...

aqui fica um vídeo:


1.3.08

maria do tube

mia rose é a nova sensação da musica mundial. de raízes portuguesas, esta menina de voz inigualável, soube tirar partido dos novos meios de comunicação e publicou a sua musica no famoso site youtube. após o seu canal ter sido visitado por milhões de utilizadores (sim milhões, um dos seus vídeos já foi visto mais de 7 milhões de vezes), mia consegui um contrato com uma editora e desde então não tem parado. está actualmente em digressão pelos Estados Unidos dando entrevistas nas rádios. é um grande exemplo de que tudo pode acontecer se tivermos muita força de vontade e talento. agrada-me, pessoalmente, o facto que ela ainda não tenha deixado de fazer uploads das suas musicas e não se tenha alienado de portugal. é preciso não esquecer que ela não e a única a fazer furor, ana free, amiga e igualmente de família portuguesa acompanha este fenómeno, temos portanto grandes embaixadoras de portugal, que honram a pátria com aquilo que têm.

aqui fica um vídeo para mostrar aquilo que vale: